Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.1/5 (76 votos)






Partilhe esta Página

Baixe o Flash Player para executar...

PUBLICIDADE


 





Total de visitas: 10963
Gestão da Qualidade
Gestão da Qualidade

CONCEITUAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

Chiavenato (2000) conceitua sistema como sendo “um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada”.
O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização3 empresarial (Soler, 2002). Sua dinâmica pode ser visualizada na figura 2.1.1, onde são descritas as interações entre o meio ambiente, no início e no final do processo, e a organização.

Figura 2.1.1: A Organização como um sistema aberto

Segundo Frosini e Carvalho (1995), um sistema de gestão é conceituado como o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantém um dado resultado.

Analisando-se sob o aspecto empresarial, os objetivos de um sistema de gestão são o de aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos, o sucesso no segmento de mercado ocupado (através da melhoria contínua dos resultados operacionais) a satisfação dos funcionários com a organização e da própria sociedade com a contribuição social da empresa e o respeito ao meio ambiente (Viterbo Jr, 1998).
Para que tais objetivos sejam alcançados, é importante a adoção de um método de análise e solução de problemas, para estabelecer um controle de cada ação. Há diversos métodos sendo utilizados atualmente. A maioria deles está baseada no método PDCA – Plan, Do, Check, Act, que constitui-se em um referencial teórico básico para diversos sistemas de gestão. A figura 2.1.2 descreve a sistemática de aplicação do método, onde cada uma das partes do método traz o seguinte conceito:

 

Gestão da Qualidade:

Antes de  apresentarmos  a definição  do que vem a  ser  gestão  da qualidade,  é
fundamental compreender o conceito de "qualidade". Em seu sentido genérico, a palavra qualidade é definida, segundo AURÉLIO (2005), como sendo “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza”. 

Muitas vezes a palavra qualidade é confundida com outros conceitos, como por exemplo, produtividade e eficiência, e por esse motivo é preciso relacionar a qualidade com sua aplicação, procurando-se empregar expressões como: qualidade do produto, qualidade do processo, qualidade do sistema, qualidade da gestão etc. Ou seja, a palavra qualidade deve sempre vir acompanhada por um substantivo ao qual está associada. 

 

Por: Lima, Luciano S,